Seguir

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

um desequilíbrio entre as redes cerebrais podem servir como um marcador neurobiológico do transtorno bipolar

Oi pessoal, encomtrei navegando por um blog bipolar e trouxe para cá(rsrsrsrs) quero dizer trouxe para partilhar com vocês transtornados e não transtornados, mas interessados no assunto...boa leitura!!

imagem pega da internet

 

Biomarcador


Certas anormalidades cerebrais podem ser possíveis marcadores neurobiológicos no transtorno bipolar, de acordo com os investigadores que realizaram uma revisão sistemática e meta-análise dos estudos de neuroimagem publicado.

"O transtorno bipolar é freqüentemente diagnosticado tardiamente ou é detectado, levando a tratamentos inadequados e conseqüências devastadoras", disse a equipe de pesquisa, incluindo Michèle Wessa, Ph.D., do Instituto Central de Saúde Mental na Alemanha.

"A identificação de biomarcadores objetivos, como anormalidades cerebrais funcionais e estruturais, de transtorno bipolar pode melhorar o diagnóstico e ajudar a elucidar sua fisiopatologia."


A pesquisa e o papel da ressonância magnética funcional



A equipe analisou 13 imagens de ressonância magnética funcional, num estudo envolvendo 156 pacientes com transtorno bipolar e 164 controles saudáveis mentalmente. Além disso também realizaram 15 estudos de imagens estruturais do cérebro inteiro usando morfometria baseada em voxel, envolvendo 443 pacientes com transtorno bipolar e 551 controles saudáveis mentalmente.

Comparados com os controles, os pacientes com transtorno bipolar tinham diminuição da atividade e/ou redução no volume de substância cinzenta no giro frontal inferior direito, no giro frontal superior direito, no cingulado anterior, e nos precuneus. Estas áreas são uma rede do córtex cerebral-cognitivo associados à regulação de emoções (essa foi uma observação que a equipe de pesquisa notou).

Por outro lado, os pacientes bipolares também tiveram aumento de atividade nas estruturas cerebrais ventro-límbico (o giro para-hipocampal e amígdala), em comparação com os controles. 
Estas áreas do cérebro mediam a vivência de emoções e de geração de respostas emocionais, observa a equipe de pesquisa.

Conclusão


"Estes resultados dão suporte e refinam os modelos neurobiológicos do transtorno propostos anteriormente e sugerem que um desequilíbrio entre as redes cerebrais podem servir como um marcador neurobiológico do transtorno bipolar", disse Wessa.


http://www.bipolarbrasil.net/2011/05/um-possivel-biomarcador-para.html

Fonte: http://www.jad-journal.com/ (Journal of Affective Disorders

Bjãoooo a todos blogueiros, facefriends e transtornados que vivem pelo mundo á fora!!

Nenhum comentário: