Seguir

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Estabilizadores de Humor não inventarão nada melhor




Estabilizadores do Humor são medicamentos usados com objetivo de manterem o humor estável em pacientes portadores de Transtorno Afetivo Bipolar (Transtorno Bipolar do Humor).Não são medicamentos que curam alguma coisa, mas são preventivos das oscilações entre euforia e depressão tão comuns e problemáticas no transtorno bipolar.

Estabilizadores do Humor são substâncias utilizadas para a manutenção da estabilidade do humor, não sendo essencialmente antidepressivas nem sedativas. Internacionalmente reconhecem-se três substâncias capazes de desempenhar tal papel, (psiqweb-psiquiatria geral) mas como cada caso eh um caso não vou citar o nome dos medicamentos.

Antigamente, só existia o lítio para tratar o transtorno as propriedades do lítio foram conhecidas há mais de uma centena de anos, a sua utilização na medicina moderna apenas começou em 1949. Quando utilizado como medicamento, o lítio é tomado por via oral em forma de comprimidos ou cápsulas e, por vezes, em xarope.O lítio é eficaz no controlo de algumas doenças mentais e estados emocionais caracterizados por grandes e frequentes alterações de humor, muito incapacitantes.(lítio e a doença bipolar)

-------------------------------------------------------------------------------------


Posso afirmar que os estabilizantes de humor trouxeram qualidade de vida para o bipolar e seus familiares. Quando fiz minha primeira e única crise de depressão em 2003, tive que tomar lítio por um ano e minha experiência com esta medicação foi horrivel...além dos efeitos colaterais que ninguém escapa.

Mas o que mais marca eh a vida que passa ser um filme em preto e branco, sem emoção, não há alegria,mas também não há tristeza...a sensação eh de ser uma VIVA/MORTA, não a prazer em nada por mais que a familia e amigos se esforçem nada tem cor, nada tem brilho...

Ainda bem que tudo passa e depois de um ano eu já estava com os meus "queridinhos" estabilizadores de humor...bom não preciso nem falar que a vida voltou a ter cor, brilho, cheiro, prazer e emoção...agora então consciênte de meus limites procuro equilibrar essas emoções que são tão boas de sentir,viver e ao mesmo tempo para nos bipolares um perigo constante,hehehehe

As vezes me pego pensando eh um medicamento pra toda vida!?, mas que problema tem?uma pessoa com problema no coração também toma medicamento pra toda vida? e um hipertenso?, e um diabetico?, um aidetico?,um viciado?? então nem se fala...que nem consciência tem do mal que faz para si mesmo, para sua saúde; que eh tão desejada por tantas pessoas...

Então respiro fundo e bola pra frente, nada d deixar a peteca cair...eu sei as consequências dos meus remedios, os efeitos colaterais futuros, mas minha qualidade de vida de HOJE está acima d TUDO!! e além disso tenho FÉ , sei que Deus sabe o que faz e confio nele plenamente.
Bom hoje fico por aqui, tenho trabalho para fazer...ah!?eu sei não falei ainda mas curso Pedagógia e como todo bipolar tenho fome por conhecimento,mas isso eh outra história...
Boa noite.

Nenhum comentário: