Seguir

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Psicoterapia comportamental eh uma boa dica




O Transtorno bipolar (TB) possui forte componente biológico e sua principal forma de tratamento é com medicamentos estabilizadores do humor. Entretanto, o papel da psicoterapia para o seu tratamento é enorme e com potencial ainda pouco explorado, que por sinaleh uma pena.

São objetivos da Terapia comportamental cognitiva (TCC) para os portadores deste transtorno:

1) Educar pacientes e seus familiares e amigos sobre o transtorno bipolar, seu tratamento e dificuldades associadas à doença;
2) Ajudar o paciente a ter um papel mais ativo no seu tratamento;
3) Ensinar métodos de monitoração da ocorrência, gravidade e curso dos sintomas maníaco-depressivos;
4) Facilitar a cooperação com o tratamento;
5) Oferecer técnicas não farmacológicas para lidar com pensamentos, emoções e comportamentos problemáticos;
6) Ajudar a controlar sintomas leves sem necessidade de modificar medicação;
7) Ajudar a enfrentar fatores de estresse que podem interferir no tratamento ou precipitar episódios de mania ou depressão;
8) Estimular o aceitar a doença;
9) Diminuir trauma e estigma associados;
10) Aumentar o efeito protetor da família;
11) Ensinar habilidades para lidar com problemas, sintomas e dificuldades
.

Outro elemento importante da psicoterapia é a identificação precoce do início de uma fase, para que uma intervenção efetiva a coloque sob controle, prevenindo problemas maiores. Isto é feito ensinando-se paciente e família a identificar e acompanhar os sintomas da síndrome.Pode assinalar o número, seqüência, intensidade e duração das fases de mania e depressão, o impacto do tratamento e de acontecimentos importantes. Auxilia a oferecer uma visão mais ampla do curso da doença, dos fatores de estresse e da influência do tratamento.

São indicadores de humor normal a capacidade de sentar e ler um livro ou jornal por um bom período de tempo sem sentir-se entediado, a capacidade de ouvir em uma conversa social, não querer atingir os limites ou fazer algo arriscado, conseguir completar tarefas com poucas distrações, sentir um pouco de ansiedade e preocupação sobre as exigências do dia-a-dia (responsabilidades, obrigações financeiras, etc.), experimentar e ter prazer nos momentos de quietude e serenidade, ser capaz de dormir bem à noite e ser capaz de aceitar críticas bem intencionadas sem se irritar.

Pesquiza em artigos ciêntificos d psicoterapia comportamental e tratamento com bipolar.

Bom pessoal, fico por aqui...até mais

bjo



Bjo.

Nenhum comentário: