Seguir

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Distimia X ciclotimia

 

Oi pessoal..essa pesquiza foi pega do blog Bipolar Brasil, torço d coração q ajude a nos trastornados,familiares, amigos, conhecidos(rsrsrsrs) enfim a todas as pessoas interresadas no assunto...

Boa reflexão!!

A primeira coisa que temos que entender é sobre a DISTIMIA:

Como já havia dito a "distimia" é um transtorno do humor, e está relacionada com "depressão" na sua forma "crônica", isto é, de "longa duração" (geralmente 2 ou mais anos). Embora seja uma forma de "depressão crônica",  trata-se de uma depressão de "baixa intensidade", e portanto o funcionamento do paciente em sua vida diária quase não é afetada de uma maneira devastadora. Mas óbvio: não deixa de ser um problema, porque estamos falando de "depressão"!

Não sabemos (assim como também não é certo para o transtorno bipolar do humor), o que causa a "distimia". Sabemos que no caso da distimia existem mudanças químicas no cérebro do paciente que envolvem a serotonina (neurotransmissor responsável por ajudar nas emoções etc). Há indícios de que o meio ambiente em vive o paciente pode ser um potencial de risco para que ele venha a desenvolver a doença... (eventos estressores, por exemplo).

E os sintomas da Distimia, quais são?
Geralmente os mesmo de uma depressão, porém numa intensidade mais amena.

1. Tristeza e sentimento de vazio persistente;
2. Dificuldade de conciliar o sono (ou dorme pouco ou dorme muito);
3. Insônia;
4. Sentimento de desamparo e desesperança;
5. Sentimento de culpa;
6. Perda de interesse e/ou capacidade de divertir-se;
7. Falta de energia e/ou fadiga;
8. Dificuldade de concentração, pensamentos ou tomada de decisões;
9. Alterações de apetite (para mais ou para menos);
10. Lentificação mental e/ou física;
11. Dores pelo corpo;
12. Pensamentos fixos em suicídio.
Para o médico bater o "martelo"?


Geralmente o médico faz a avaliação baseado nos sintomas do paciente. No caso da "distimia", os sintomas devem durar um período de tempo "grande", e devem ser "menores" que de uma "depressão maior" (mais grave). Outro ponto que o médico considera, é certificar-se que os sintomas que você está apresentando não é resultado de "abuso de substâncias" ou por exemplo uma "condição médica" como o "hipotireoidismo". Distimia talvez não seja tão simples de diagnosticar por conta do tempo da depressão a ser considerada (geralmente 2 anos ou mais). O médico deve acompanhá-lo por um período de tempo, e/ou então, em sua primeiras consultas ficar bem claro seu "histórico" clínico.

Bem, até aqui acho que ficou claro e objetivo o que é DISTIMIA, certo? Sabemos que se trata de um transtorno de humor, propriamente pertencente como eu costumo dizer por aqui, do pólo dos "8" (do pólo do humor pra baixo). Com posse desse conhecimento, fica mais fácil entendermos onde se encaixa a CICLOTIMIA, nessa estória toda. Vamos a ela então...
A primeira coisa que precisamos saber para adentrar no mundo da CICLOTIMIA é considerá-la como uma "forma" de transtorno bipolar do humor. Então para simplificar temos o João, a Maria e o Will. Os três tem transtornos do humor. Cada um tem a doença num "nível de gravidade". A esse nível de gravidade os pesquisadores estabeleceram o que chamam de "espectro bipolar". Alguns tipos desse espectro estão listados nos manuais de psiquiatria, outros não... Isso na verdade não importa muito, importa pra gente saber o seguinte: 

João tem só distimia (2 anos e meio só de depressão bem levinha); Maria é bipolar tipo 1 (é uma bipolar muito grave, já foi internada, e tentou se matar 3 vezes inclusive) e o Will tem CICLOTIMIA (2 anos de distimia com 2 episódios de hipomania que duraram cada um não mais que uns 3 dias... observe que em 2 anos de doença ele totalizou 6 dias mais ou menos de "euforia").Citei os três casos, para dizer o seguinte: TODOS TÊM TRANSTORNOS DE HUMOR, MAS SÓ JOÃO NÃO É BIPOLAR, complicou? Eu tentarei descomplicar...

O tipo de transtorno bipolar de humor de Will pode ser considerado do tipo 2 (onde há depressão e hipomania presente nos sintomas). No caso de Will a depressão é mais presente do que a euforia. Ele passou pelo o menos 2 anos com depressão para ter só 6 dias de euforia no total! O que prevaleceu mais? Depressão de baixa intensidade e de longa duração... E que nome damos a isso? DISTIMIA (se levarmos em conta que Willhipomania e/ou mania)! Pois bem, mas como a DISTIMIA de Will, não foi ISOLADA, ou seja, não houve só depressão (teve os 6 dias de EUFORIA), então, mudamos o nome disso tudo para CICLOTIMIA! Simples? Sim! Simples assim!
A grosso modo agora você já sabe a diferença entre DISTIMIA e CICLOTIMIA.
Algumas definições na internet isoladamente para cada uma das doenças não estão incorretas. Eu fiz uma abordagem diferenciada, para traçar um paralelo entre os dois termos:
 
Ciclotimia por exemplo, você irá ouvir falar que trata-se de "numerosos" períodos de variações de humor caracterizados por hipomania x depressão leve (veja depressão LEVE). Não muito diferente do que eu disse por aqui certo? Caracterizei a personagem Will com 2 episódios de hipomania em 2 anos (poderia ser mais, ou poderia ser apenas 1, que já se trataria de um paciente com CICLOTIMIA). Basta um episódio de hipomania!
E para fechar uma coisa em comum que você deve ter notado e por isso fiz o artigo de hoje tratando dos dois temas (ciclotimia e distimia), é que ambos os termos são empregados à pacientes que têm a doença por um período de 2 anos ou mais! Talvez, por isso que a "incidência" de pacientes com essas doenças seja tão baixa (na minha opinião: dificuldade de diagnosticar.
 
E mais uma vez: Não confunda, CICLOTIMIA com CICLAGEM RÁPIDA, ok? Em momento oportuno eu falarei sobre bipolares que têm essa característica combinado? Alias, uma característica devastadora na doença bipolar, diga-se de passagem!

E uma observação é que "menciono" a ciclotimia como uma forma "branda" de doença do humor (os manuais as classificam como não sendo integrante do transtorno bipolar do humor).
        A classificam como algo a parte... Eu no entanto (conforme estudos etc) entendo que ela faz parte de um "espectro bipolar", onde, pode sim, fazer parte... E óbvio, dentro do contexto do artigo que eu escrevi hoje, eu acredito que a exemplificação está de bom grado. E diria mais sobre espectro bipolar numa, mas outra ocasião, considerando a "esquizofrenia" como um grande guarda-chuva de todas essas doenças... Hoje não é a ocasião apropriadoa face o tema que tratamos. O que eu posso adiantar aos amigos leitores do BIPOLAR BRASIL, é que não se atenham muito ao que dizem sobre transtorno bipolar do humor por aí... Que existem por exemplo TIPO 1, TIPO 2, TIPO MISTO... E A PARTE CICLOTIMIA, etc etc... Considerem muito mais SUBTIPOS e VARIAÇÕES de pacientes. Pensem em transtornos de humor de maneira DIMENSIONAL e não engessada em MANUAIS e TEXTOS que vocês eventualmente leem na net, ok? Em tempo trago novas reflexões, sobre as doenças do humor. Estamos só na ponta do Iceberg.

Bjãooo a todos os blogueiros, simpatizantes e transtornados q vivem pelo mundo a forra!!

Nenhum comentário: