Seguir

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Bipolaridade em adolescênte.


Oi pessoal...
Navegando por ai encomtrei outro assunto muito importante q eh, oTranstorno Bipolar Afetivo em Adolescentes ou saindo da adolescencia...Pessaol eh muiito bom estarmos atentos no diagnostico dos adolecentes(transtornados, hehehe) para que seja feito cedo e assim poder evitar episodios desgastantes no adolescente e na familia.
Este texto foi copiado na integra do Bipolar Brasil( consta nos blos q sigo) do ano d 2010.


Talvez um dos grandes desafios do profissional de saúde mental quando atende um adolescente é tentar separar os sintomas próprios da idade com os da doença. O outro desafio quando se trata de bipolaridade é excluir a possibilidade do adolescente ter na verdade TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade). Isso porque ambas as doenças apresentam sinais parecidos quando levamos em consideração sintomas em adolescentes.


Um outro ponto é verificar se tal conduta adolescente não tem haver com abuso de drogas etc. É comum adolescentes apresentarem sintomas de doenças mentais, mas que são provenientes de abusos de substâncias. O certo é que um profissional capacitada irá eliminar todas as possibilidades, afim de prover um tratamento correto.


Talvez para os pais fica a tarefa mais difícil: Até que ponto meu filho(a) está reagindo como um adolescente normal, e até que ponto ele (a) está sofrendo com sintomas de doença mental? É muito difícil para o pais neste momento ir ao médico e solicitar um parecer. Alias é muito difícil para os pais aceitarem que seu filho (a) tem uma doença... É mais fácil acreditar que os sintomas são próprios da adolescência e que tudo mais cedo ou mais tarde irá passar. Principalmente quando este jovem amadurecer mais um pouquinho. O problema é que isso pode tardar a acontecer (caso exista mesmo uma doença no meio do caminho), e os prejuízos acumulados irão interferir em todos os sentidos na vida de todos os envolvidos.


Doença mental não deve ser encarada como uma sentença de “morte”. Uma sentença de que o sonho acabou... É claro e razoavel que os pais queiram o melhor para os filhos, e isso inclue saúde. Porém, é justamente com tratamentos adequados que podemos garantir a “relativa saúde” de nossos filhos. Esqueçamos o peso da palavra “doença” e foquemos na palavra “saúde”. E vamos em frente...


Eis alguns pontos que podem indicar que seu (ua) filho (a) possuem sintomas que devem ser melhor investigados:

1.O adolescente isola-se em seu quarto com frequência passando várias horas negando até mesmo refeições habituais.

2. Dorme muito ou dorme pouco. Há casos de bipolares adolescentes que chegam a dormir 15 horas por dia, e outros que com 4 horas de sono estão se sentido plenos.

3.Humor irritável. Uma coisa é ocorrer alguma coisa que contradiz o adolescente e este responder de maneira inadequada, outra muito diferente é sem “motivos” aparentes o adolescente encontrar-se extremamente irritado.

4.Gastos excessivos de dinheiro, ou controle demasiado para idade. Há casos de adolescentes que usam os cartões de créditos dos pais de forma compulsiva e quando indagados sobre o assunto afirmam não ter controle nenhum dos impulsos. Alguns chegam até a furtar algum dinheiro.

5.Sentimento de grandeza é muito comum em adolescentes. Nessa fase da vida sentimos que podemos tudo e que não há limites. Porém, o bipolar passa acreditar nisso com veemência. Geralmente debocha de pessoas inferiores intelectualmente, por exemplo.

6.Abuso de drogas. O adolescente começa a beber, fumar e envolver-se com más companhias.

7.Comportamento sexual compulsivos. É natural que o adolescente esteja passando por uma “overdose” hormonal, mas com bipolares essa overdose é sinônimo de comportamentos inadequados, assim como início de vida sexual precoce.

8.Rejeita constantemente convites para passear, festas entre outros.

9.É comum os pais encontrarem anotações onde o bipolar “destila” ódio contra os pais. Alguns até incitam a matar e se matar. Muita atenção com esses escritos... Pode parecer bobagem (manha adolescente), mas indicam um pedido de socorro.

10.Geralmente confrontam-se com professores, agindo como se eles fossem os verdadeiros professores. Isso tem haver com o sentimento de grandeza inerente a condição de bipolar.

11.Rebatem críticas com maestria. Alias, não aceita críticas em hipotese alguma. São completamente inflexíveis.

Certamente há outros pontos que podem ser considerados mas eu creio que essa elencagem possa servir de reflexão e ponto de partida para conhecermos mais sobre bipolaridade na adolescência. Muitos estudos estão em andamento e muito provavel que teremos novidades em breve.

Bjãoooo queridos blogueiros, simpatizantes e transtornados..

Nenhum comentário: