Seguir

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Bullying no Ensino Superio.



Oi pessoal,to passando rapinho por aqui...para deixar um assunto bem presente nesta decada pós- moderna...o Bulliying...hj em dia o bulliying...esta presente no anbiente escolar, no ensino superio, no anbiente de trabalho, e em outras situações...infelizmente ainda ha pessoas "ignorantes" ou talvez esteja "reproduzindo" o q vivem em casa, hehehehe....coitados!!!

Bullying é uma palavra de origem inglesa, pouco conhecida em território brasileiro. É derivada do verbo inglês "bully", que significa usar de poder para subordinar alguém. No Brasil, é compreendida como todas as atitudes agressivas, intencionais(direta ou indiretamente) e repetitivas, praticadas por um ou mais indivíduos contra outro, numa relação desigual de poder ou d maioria.

Dentre estas opressões aparecem apelidos, trotes, todos os tipos de abusos, violências verbais, intimidações, piadinhas, xingamentos, discriminações, ameaças, chantagens, racismo,e várias outras formas de ridicularização contra pessoas, especificamente falando.

Nestas relações desiguais de poder ou d maioria sobre uma pessoa pode-se facilmente identificar a vítima - que sofre alguns ou vários dos tipos das ações citadas acima . No bullying ha 3 sujeitos envolvidos, o agressor - que pratica essas ações sobre sua vítima; e o espectador - que assiste a tudo e se omite, talvez por medo de se tornar a próxima vítima ou por necessidade de se tornar mais popular entre o grupo e clarooo a vítima que assiste tudo e pode ser prejudicada no seu desenvolvimento, ou se tratada com apoio de profissionais da saude, mais o apoio familiar, consegue diminuir os danos causados pelo bulliying, e ainda conseguem perceber o quando o agressor e o espectador são as maiores vitimas d si mesmo, pois acabam expondo a si mesmo, mostrando quero dizer reproduzindo o q passam ou já passaram em outros lugares...traduzindo são vitimas q agora tornaram- se agressores

Acontece em ambientes como escola, ensino superior e d trabalho entre outros não citados porque são dirigidos e coordenados por pessoas insensíveis à violência, pois consideram essa situação como processo natural(faz parte d suas vidas)então é comumente ignorada.

Normalmente essas pessoas fazem pressões psicologicas(direta ou indiretamente) pq não querem mostrar q são os agressores " como forma de alienar o aluno ou simplesmente ZOAR da pessoa;Preconceitos de raça, classe, gênero, cor, sexo, nacionalidade, religião e crenças diversas;- infelizmente ainda estão presentes no nível superior.

É necessário que todo o corpo docente se conscientizem sobre a gravidade desse problema e elaborem planos de ações a serem desenvolvidos no ambiente universitario. Ações que despertem os alunos o respeito, amor ao proximo, ética, compreensã, valores humanos, harmonia, sabedoria, dignidade e tantas outra virtudes essenciais na pratica docente.
Como sabemos é a educação que molda os seres humanos( atraves dos exemplos dos professores, tanto os visiveis comno os ocultos),então é necessario que os professores terem postura ética,coerente com o q dizem e fazem, só assim a sociedade futura podera ser mais justa e solidaria.


Bom pessoal to indo,espero q gostem e refletam sobre este tema(infelizmente) tão presente na atualidade.
Bjão a todos os blogueiro e simpatizantes.

Nenhum comentário: