Seguir

sexta-feira, 25 de março de 2011

DOAÇÃO DE ORGÃOS- o link desta postagem está no texto.




DOAÇÃO DE ORGÃOS
1) Como devo expressar o desejo de doar meus órgãos?É preciso comunicar a sua família esta decisão e deixar claro o seu desejo em ser doador. Isto porque a família é que decide sobre a doação.
2) Como é a Lei de Transplantes?A legislação em vigor determina que a família será a responsável pela decisão final, não tendo mais valor a informação de doador ou não doador de órgãos, registrada no documento de identidade.• Doador Vivo: A pessoa maior de idade e capaz juridicamente pode doar órgãos a seus familiares. No caso de doador vivo não aparentado é exigida autorização judicial prévia. • Sistema Nacional de Transplante:Criado para dar maior controle e organização às atividades: o transplante de órgãos/tecidos só pode ser realizado pelos estabelecimentos de saúde previamente autorizados pelo Gestor Nacional do Ministério da Saúde.• Cadastros Técnicos: Foi instituída a Lista Única de Receptores, com vários cadastros separados por órgãos, tipos sanguíneos e outras especificações. Estes apresentam uma ordem seguida com total rigor e controlada pela Secretaria de Saúde.

3) Quais órgãos/tecidos podem ser obtidos de um doador vivo? Um dos rins, parte do fígado, parte da medula e parte dos pulmões.

4) Quem pode doar em vida? O médico deverá avaliar a história clínica da pessoa e as doenças prévias. A compatibilidade sanguínea é primordial em todos os casos.Há também testes especiais para selecionar o doador que apresenta maior chance de sucesso.

5) Quais os órgãos/tecidos que podem ser obtidos de um doador não vivo?Órgãos: rins, coração, pulmão, pâncreas, fígado e intestino.Tecidos: córneas, válvulas, ossos, músculos, tendões, pele, veias e artérias.

6) Quem recebe os órgãos/tecidos doados?Após efetivada a doação a Central de Transplantes do Estado é comunicada e através do seu registro de listas de espera seleciona seus receptores mais compatíveis.

7) Quem é o potencial doador não vivo?São pacientes assistidos em UTI com quadro de morte encefálica, ou seja, morte das células do Sistema Nervoso Central, que determina a interrupção da irrigação sangüínea ao cérebro, é incompatível com a vida, irreversível e definitivo.

8) Após a doação o corpo fica deformado? Não, de modo algum. A retirada dos órgãos é uma cirurgia como qualquer outra realizada com todos os cuidados de reconstituição, o que também é obrigatório por lei.

Morte Encefálica
O que é morte encefálica?É a morte do cérebro, incluindo tronco cerebral que desempenha funções vitais como controle da respiração. Quando isso ocorre, a parada cardíaca é inevitável.Embora ainda haja batimentos cardíacos, a pessoa com morte cerebral não pode respirar sem os aparelhos e o coração não baterá por mais de algumas poucas horas. Por isso, a morte encefálica já caracteriza a morte do indivíduo. Morte encefálica é o mesmo de coma?Não, a morte encefálica é diferente do coma. No coma, as células cerebrais continuam vivam, executando suas funções; o que ocorre é uma falha de integração entre o indivíduo e tudo que o rodeia. Na morte encefálica, as células nervosas estão sendo rapidamente destruídas, o que é irreversível.
DECIDA PELA VIDA - DOE ÓRGÃOS

Uma nova chance de vida tem sido possível para muitas pessoas através do avanço científico dos transplantes. O Brasil é o segundo país do mundo em números absolutos na realização de transplantes, mas a realidade da fila de espera – última alternativa de vida para muitos – ainda demonstra o quanto é preciso que mais e mais pessoas se sensibilizem para o problema.
A doação de órgãos tem sido um assunto amplamente divulgado nos últimos tempos.

Ai abaixo está o link q peguei está informação


Bjoooo queridos blogueiros e simpartizanres!!

Nenhum comentário: